23 de janeiro de 2009

Revista GQ: 20.01.2009 – Entrevista de Junsu

-Dá para sentir que a aura de Xiah Junsu está fora do mapa de DBSK
Junsu: é?

-Você parece... livre? Não parece você ser uma pessoa falsa. Isso é um sentimento que só Xiah Junsu tem?
Junsu: quando cantamos ao vivo, eu faço muitos adlibs “Nononohouwahoa”. Desse jeito. Mas, nós somos um time e não podemos quebrar o time de trabalho, então prestamos atenção uns nos outros. É a parte mais difícil, mas muito importante.

-Quando você canta você canta para você?
Junsu: Não, eu penso na audiência.

-O que é mais importante o que a audiência quer ou o que você deseja? Isso é um conflito eu acredito
Junsu: Verdade. Mas, eu não canto calculadamente. Eu não penso em opções. Meus sentimentos mudam de acordo com a minha condição.
Eu canto naturalmente. De primeira, quando nós apresentamos MIROTIC pela primeira vez eu pensei quando ia respirar. Agora, respiro quando eu tenho que respirar. É importante que uma performance tenha que ser o mais próximo da perfeição, mas essa performance perde o sabor. (se ela é muito perfeita)

-Como cantor o seu orgulho é a sua voz?
Junsu: Se eu tivesse que dividir, seria 50% para dança e 50% para a voz. Eu não posso dizer que amo mais cantar do que dançar. Nos meus dias de trainee, eu sempre dancei. Mas, de alguma maneira minha imagem se tornou...

-Nascido para cantar?
Junsu: Yeah. Isso é o que os fãs me chamam. Por favor, esqueça isso. Eu tenho a mesma paixão pela dança que eu tenho pelo canto.

-Se você tivesse que dar ao diabo uma das suas habilidades, o que você daria? Sua voz? Sua habilidade de cantar? Emoções que você coloca na música? Técnica?
Junsu: Eu daria a técnica. Você não necessariamente precisa de técnica para cantar. Existe um rank em cantar.

-Quem é o número 1?
Junsu: É a emoção que você coloca na música. Se você pode ou não cantar pode depender do estilo. É importante o quanto verdadeiro você for ao cantar com a voz que você nasceu. Eu ainda tenho um longo caminho, mas é desse jeito que eu penso.

-Quem te motiva/inspira?
Junsu: Quando eu escuto Brian McKnight fico com raiva. Ele é muito bom.

-Uma fã comparou Stevie Wonder, Kim Bum Soon e Xiah Junsu. Uma fã foi perguntada “quem é o melhor?” E a fã respondeu “Xiah Junsu é o melhor. Eu só choro quando ele canta”
Junsu: HaHaHa. Eu vou ficar louco (*é uma expressão). A fã provavelmente quis dizer que a música que a mais tocou, não o melhor cantor. Primeiramente, eu não sou comparado a esses nomes. O fato que eu fui comparado a Stevie Wonder, Kim Bum Soo é uma glória para mim.

-Eu escutei que você atingiu tudo o que você queria em 2008?
Junsu: Tudo o que desejamos se tornou realidade. Nós atingimos mais do que nossos objetivos. Honestamente, quando colocamos o 4º álbum nós fomos comparados muito.

-Com outros grupos, certo? Eu até escutei de pessoas que DBSK era coisa do passado. Eu até vi respostas dessas.
Junsu: O nosso hiatus da Coréia foi de 1 ano e 7 meses mais do que pensávamos. Nós podíamos sentir. Nos dias atrás quando voltávamos era só um comeback. Mas, dessa vez nós pensamos “Será que conseguiremos fazer um?”. Por causa de fãs, música e cultura terem mudado. Nós também escutamos “Será que DBSK vai ser sucedido de novo na Coréia?”. Por causa de que eles pensaram que nós nos acostumamos com o Japão e alcançamos a primeira posição no Oricon.

-Teve muitas pessoas que disseram que vocês não conseguiriam
Junsu: Teve muitas pessoas que pensaram isso. É verdade. Mas, não colocamos o nosso foco se iríamos nos suceder ou não. Porque nós não estávamos confiantes nisso. Não é como se nós tivéssemos a capacidade de ter apelo para o público em geral, só por somos bons. Tem que caber a geração e a tendência. Se a sua música vai ter sucesso ou vai fracassar, é decisão do público em geral. Depois de 6 anos de debut, não tivemos tempo para pensar nisso, nem precisamos. Nós pensamos que o público em geral tinha se esquecido da gente e quem éramos nós por causa do hiatus de 1 ano e 7 meses. Mas, nós prometemos que íamos mostrar a eles que “Nós somos DBSK”. Essa coisa que nós somos confidentes.

-Esse é um pensamento confortável
Junsu: Nós tínhamos que pensar desse jeito. A pressão era inacreditável. Eu posso agora dizer isso porque agora é o presente. Mas, ano passado... foi difícil.

-Eu visitei um site de fãs ontem. E tem um tipo de paraíso. Elas sentem paz e amor dentro de Xiah Junsu. E elas honestamente sentem felizes e em paz. Como você se sente fazendo os outros felizes?
Junsu: Eu só posso responder a elas com boas músicas e boas performances. É isso que eu posso fazer. Eu não gosto de pensar “Se eu fizer isso, elas vão ficar felizes” porque é difícil de pensar. Eu sou um cantor, então palcos e música para mim.

-De primeira você começou a acreditar somente na sua voz?
Junsu: O meu começo foi com Kangta hyung. Quando eu vejo celebridades eu não fico nervoso. Eu era desse jeito quando era mais jovem. Mesmo se eu vir à atriz mais famosa. Eu sinto nada.

-Mesmo que você olhe para Kim Tae Hee? Jun Ji Hyun? Monica Velucci?
Junsu: Eu sei que elas são bonitas. Eu penso que gosto delas porque elas são assim. Mas, com Kangta hyung é diferente. Eu fico nervoso.

-Você colava uma foto de Kangta no seu estojo?
Junsu: estojo? Eh...eu não era tão obsessivo. Eu só colava a foto na carteira

-Mesma coisa
Junsu: Eu ainda fico nervoso quando vejo Kangta hyung. O fato é, eu consigo falar com ele, o que me surpreende. É por causa de Kangta hyung que eu me tornei um cantor.

-Um “fã pessoal” me disse que você teve férias em Janeiro do dia primeiro ao dia 10. O seu empresário não interferiu nas suas férias?
Junsu: O nosso empresário não interferiu. Mas, “fã pessoal” sim. Não dá para sentir bem. Porque me sinto centralizado. Elas dizem que podem fazer porque são fãs de nós, mas... até no nosso tempo pessoal? Eu não quero...perder isso.

-Você ganha só 10 dias de férias por ano?
Junsu: Você pode se acostumar. Quero dizer você nem sente mais. Mas, o meu eu acostumado pode parecer um pobre nos olhos das outras pessoas. Então eu estou tentando não me acostumar. É sempre perturbador. Se nós nos acostumarmos, no fim teremos problemas.

-Você parece ser uma pessoa pacifica. É por isso que você gosta do oceano?
Junsu: Eu gosto de palmeiras. Elas me fazem ficar relaxado. Com uma palmeira eu posso sentir “Ah~ estamos fora do país” eu escolho cidade de interior em vez de capitais para as minhas férias. Eu gosto de calor e da praia. Eu gosto do sentimento “Ah~ estou de férias”.Mas, palmeiras e luz de sol é muito para nos desejarmos

-Você tem a consciência de ser um ídolo?
Junsu: Sim, mas é o público em geral que julga isso. E para mudar isso, nós temos ido longe. Ser um ídolo não é uma coisa ruim. O fato é que a Coréia acha que ídolo é uma coisa ruim, é ruim.

-Por que você acha isso?
Junsu: Eu não sei. Justin Timberlake, Beyonce são ídolos. E as pessoas não os acham sem talento. Mas, as pessoas pensam que os ídolos coreanos não têm talento. Porque a atenção do público em geral em relação ao ídolo não é boa, muitos grupos tentam sair da imagem de ídolo para que eles possam aparecer um “artista”.

-E com DBSK?
Junsu: Nós queremos mudar a imagem de ídolos, não mudar o fato de DBSK ser um ídolo. Nós queremos tirar o pensamento que “Ídolos não possuem talento”. DBSK são ídolos.

-Isso é um dos seus objetivos?
Junsu: Não. Se somos chamados de ídolos ou não é escolha do público em geral.

-Você acha que DBSK consegue fazer?
Junsu: Se conseguimos fazer, que dizer que temos talento. Mas, não há um padrão para isso, então vivemos pacificamente.

-Esse é o caminho do artista
Junsu: É difícil satisfazer as pessoas de todas as maneiras 100% sendo ídolo. Por causa da popularidade, existem os anti, e nós começamos como ídolo.

(A galinha que Xiah Junsu pediu, antes da entrevista, chegou)

-Sua galinha chegou
Junsu: Galinha, eu amo. Eu amo todas as comidas com galinha. Eu usualmente gosto de pimenta com a minha galinha. É gostoso, apesar de ser frito. É crocante.

-Parece que você não se importa de como você vai sair ao ar
Junsu: Eu não

-Você não está exausto?
Junsu: Eu não posso dizer que não estou. Mas, com o resultado você tem que perder alguma coisa. Isso não é só com celebridades. Mas, para qualquer tipo de trabalho na vida. Se você tenta e força alguma coisa que você quer, vai ser difícil (conseguir). Isso é ser ganancioso. Se você for forte, você vai quebrar (se desmanchar). Por causa disso eu aprendi a abrir mão de certas coisas. Eu amo o fato de ser amado como cantor como Xiah Junsu do DBSK. Eu estou muito feliz. Mas, se eu pudesse nascer novamente na minha próxima vida. Eu não iria querer ser uma celebridade de novo. Eu já pensei nisso uns 2 anos atrás. Porque eu já fiz isso nessa vida, na próxima eu gostaria de viver normalmente e casualmente. E gostaria de cantar novamente casualmente, não como um cantor.

-O que a entrevista significa?
Junsu: Para dizer a verdade, eu não leio revistas. Eu não tenho interesse em moda. Yoochun gosta de moda.

- é uma revista de moda?
Junsu: Eu sei de certeza, que GQ é ótima. Sério.

-Você não quer ganhar carros bons? Como um Porshe?
Junsu: Eu não tenho interesse em dirigir. Eu tenho a minha curiosidade em dirigir. Mas, eu realmente não gosto de marcas de luxo. *parte não traduzida*

-Que tipo de sedução seria difícil de resistir?
Junsu: Se um jogador de futebol profissional perguntasse para mim “você gostaria de jogar com a gente?”. Isso seria muito difícil de resistir. Se lugares como Manchester United me chamassem na minha próxima vida, seria difícil de resistir. Na minha próxima vida quero ser um jogador de futebol. Eu tenho o short, 4 chuteiras e seis uniformes. Eu carrego o tempo todo para que eu possa jogar a qualquer hora. Se tiver uma coisa que eu troco por cantar é o futebol.

-Para onde você iria se as pessoas deixassem?
Junsu: Bora Bora!

-Por que você é obcecado por Bora Bora? Essa não a primeira vez que você diz Bora Bora
Junsu: Eu prometi a mim mesmo que antes de morrer, eu irei visitar mais uma vez Bora Bora. Palavras não conseguem expressar que suficiente nunca é suficiente.

Fonte: TelZone + DaumCafeStarsia
Tradução eng: Vaseline@TVXQ Austrália
Tradução PT: Mary@Eterna DBSK

Traduzir essa entrevista foi exaustivo. Quando comecei em um dia fiquei + de 2 horas em frente do pc parei porque meu cerébro parou de funcionar. E hoje eu terminei gastando mais alguns minutos em frente do pc. Eu gostaria muito de traduzir de todos os integrantes, vou até tentar. Mas, não fiquem muito decepcionados se isso não acontecer. Isso cansa muito, quase 2.000 palavras escritas no word.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nyuuuuuuuuuuuuu T-T

realmente ficou muito boa a tradução *---*

Arigatou Mari-chan *-----*

Kissu Kissu
Ja Ne !

Mie disse...

Hehehe
Tbm gostei dessa entrevista

A parte da gainha é a melhor xD

Vlww

Anônimo disse...

Adorei a de ♥Junsu♥ também!!!!!
Sei como é dificio traduzir essas entrevistas, todas estão ótimas.
Te agradeço muito por isso principalmente porque sei da dificuldade e do trabalhão que dá.
Mas!!!!será que não dá pra traduzir a de ♥♥JaeJoong♥♥.
Gostaria de ter todos mas entendo.
Se não de tudo bem^________^
Ja ne^^
Kissu^.^♥
Hehehe virou um texto^________^