8 de junho de 2008

Desapontamento com a batalha de fãs entre SoTaku & CaTriEl



Falta de preparo, equipe e organização resultaram em acidentes no 14 Dream Concert que acontece anualmente.

O evento chamado "I Love Korea! Dream Concert 2008" aconteceu dia 7 de junho no estádio olímpico de Seul JamSil com DBSK, Wonder Girls, Super Junior, Epik High, SS501, MC Mong e mais 20 outros artistas

O Concerto atraiu 50.000 fãs o que foi maior que o esperado em volume e resultou em um caos por causa da falta de segurança. Fãs se apressaram para os lugares vazios mais próximos da frente logo que o concerto começou. A pressa ocasionou em acidentes e o concerto parou e foi re-organizado.

Disputas entre os fãs clubes também foram um problema. A disputa começou quando Cassioepeia (DBSK), Triple S (SS501) e E.L.F (Suju) formaram o CaTriEl demonstrando 10 minutos de silêncio durante a performance de SNSD como uma retaliação contra os fãs de SNSD que é constituído de ,na sua maioria, fãs do sexo masculino.

É também sabido que o fã clube ,que é em sua maioria de homens, de Wonder Girls (Wonderful) indiretamente deu suporte a demonstração de CaTriEl causando uma batalha entre os fã clubes. Usando a variação “otaku”, os fãs de SNSD estão sendo chamados de “SoTaku” e o rival estão chamando dos fãs de Wonder Girls de “WonTaku”

Fãs demonstraram sua opinião no incidente do “10 minuto de silêncio”. Fãs citaram “Não tem nada de que se orgulhar do fato de terem se envolvido em um confronto, mas os fãs de SNSD deveriam pedir desculpa sinceramente pelo comportamento violento contra os outros fãs (fisicamente) e CaTriEl deviam oficialmente pedir desculpa para os cantores ou para os fãs pelo incidente ‘10 minuto de silêncio’ “ e em vez de apontar dedos, eles deviam respeitar uns aos outros como sinal de fãs maduros

source: mk.co.kr

O silêncio de SNSD e o comportamento violento. O que aconteceu com a cultura dos fãs?

O público se constituiu de 50.000 pessoas que antecipadamente se apressaram ocasionando acidentes no Dream Concert que foi realizado no estádio Olimpico de Seul. O comportamento imaturo de fã clubes veio à tona.

Os acidentes começaram com a destruição da grade pela disputa de bons lugares. A falta de segurança foi clara pelo o comportamento de suas ações. Poucos fãs foram machucados e o concerto foi adiado por 20 minutos para limpar a area e mover a ambulância.

Isso não foi o fim. O confronto aconteceu entre os fãs clubes que arruinaram a atmosfera das performances. A mídia indicou que a cultura dos fãs clubes perdeu o seu significado quando fã-clubes rivais ficaram em silêncio durante a performance de SNSD. Os 10 minutos de silêncio e o comportamento dos fãs homens de SNSD mostram visualmente a situação de nossa (Coréia) cultura de fãs com falta de etiqueta e maneiras.

O Dream Concert festival que tem sido realizado por mais de 10 anos foi simplesmente transformado em um campo de Guerra em vez de ser uma celebração e da união de fãs da música. A maioria das pessoas concordaram que é preciso uma mudança nos fãs clubes.

source: www.newsprime.co.kr

Tradução:jstn @ soshified.com/forums (eng) + Eternal DBSK (port)

Eu traduzi essas notícias para dizer o que aconteceu, só que nessas reportagens não dizem porque o "10 minuto de silêncio" aconteceu que foi porque banners (cartazes) de Super Junior foram pisados e rasgados por supostos fãs de SNSD. Por isso Cassiopeia, Triple S e E.L.F se juntaram no silêncio seguidos por outros fãs clubes. Ultimamente, os fãs estão com um pouco de raiva de SNSD, especialmente Tiffany. Aí foi uma bola de neve que ocasionou o "10 minuto de silêncio" e fãs no concerto ficaram machucadas por fãs de SNSD. Alguns fãs de SNSD carregavam canivetes e fãs cassiopeias, triple s e e.l.f foram machucadas fisicamente.

Super Junior - incidente do banner


É de cortar o coração ver as fãs chorando, dá vontade de comforta-lás. A música que a pessoa colocou não ajuda muito. Mas, analisando tudo se for comparar o que os fãs de SNSD foi bem pior do que os fãs CaTriEl fizeram, que foi o silêncio. Elas tavam neutras, não tavam sendo hipócritas. Quem vai dar suporte para um grupo que você não está aguentando? Claro que sem o exagero de vaiar como umas fizeram.

E.L.F dando suporte na performance de Tonight de DBSK



O ponto principal é não se esquecer que os cantores não tem nada haver com as ações dos seus fãs e que não adianta apontar o dedo o que aconteceu, aconteceu e não pode ser mais mudado. A segurança foi uma falta enorme e a indústria da música coreana tem que observar os comportamentos dos fã clubes e tomar medidas sobre isso.


fã segurando canivete ^

Essa foto foi postada por uma cassiopeia no site coreano Daum

Mas, é importante as pessoas saberem perdoar e superarem e também que esse incidente fique no passado e não se repita novamente.

7 comentários:

Anônimo disse...

cara...0_0..q coisa mais feia desse povo ¬¬...

fala sério...por que eles são assimm??
Gente sem noção!!

valeo pela info

Unknown disse...

siceramente sou cassiopeia mor mas naum concordo o q vou feito com SNSD,coreanos levam tudo muito serio e ao extremos,issu foi uma coisa ridicula feita entre os fan clubs q em vez de se unirem diputam entre si/anti fã e algo absolutamente destestavel criado pelos coreanos se vc naum gosta de um artista naum o ouça e pronto mas parti pra esse tipo de agresão e algo absolutamente infatil

Anônimo disse...

Por que as fãs estão com raiva de Tiffany?

Anônimo disse...

Nossa cara!!
Q povo loko!! Num tem nada nessa cabeça...

E esse fã com um canivete..

Muito maneroas Elf cantando Tonight!!^^

Valeu Eternal!!

Liv disse...

ah pq ela andou desrespeitando uns cantores mais velhos. Foi tudo um desentendimento. Tiffany e SNSD pediram desculpa, mas teve gente q não aceitou. Mas, ela não foi o motivo principal dessa confusão antes os fanclubes não tavam se dando bem.

Tanto Cassiopeia como os fãs de Soshi fizeram as pazes e tão se dando bem agora, agora E.L.F eu não sei. Do meu ponto de vista as E.L.F arrastaram as Cassiopeias e as Triple S para essa confusão.

Mary ~ Eternal DBSK

Unknown disse...

Arrastaramm !!???
as cassiopeias q estavam segurando a placa de silencio enquanto o SNSD cantavam ¬¬

Liv disse...

quem disse? no lado das E.L.F era onde estava a menina. Suellen vc não pode acreditar tudo em q lê, tem muitas contas por aí exageradas ou ateh mesmo com fotos de photoshoop. As únicas coisas q eu acredito são as q eu vi nas fancams: banner de Suju sendo rasgado, o tratamento de silêncio, as meninas gritando Wonder Girls na performance de Soshi e qndo vaiaram qndo Soshi saiu do palco. O resto pode ter sido exagerado e aumentado, vc não pode afirmar com ctz.

As E.L.F por exemplo atacaram TaeYeon com mensagens maldosas na radio, quando ela tinha chamado de Kangin de "idiota" elas tinham motivos pra começar isso e fãs de soshi acusaram DBSK de assédio sexual com as meninas do Soshi logo ápos o comercial. Todo mundo tem "motivos" pra ter começado essa guerra.

Eu falei do meu ponto de vista q as E.L.F arrastaram as Cassiopeias, não tô dizendo uma verdade. Até pq só quem estava no concerto sabe realmente a verdade, por isso não fique falando quem começou e quem fez o que, só fale a sua opinião. Eu só disse o que achava nada mais do q isso, pelo o que eu tenho lido. Não estou falando dos fatos como verdadeiros pq eu não estava lá, só a minha opinião.

Mary ~ Eternal DBSK