12 de agosto de 2009

11.08.2009 Dificuldades para o nome “Seguro TVXQ”



SM foi rejeitada para ter os direitos do nome TVXQ em 2004, mas eles submeteram outras 4 aplicações no dia 05.08.2009

A SM Entertainment está agora tentando ter direitos no nome TVXQ, um pouco tarde. No dia 5 desse mês, a SM mandou uma aplicação para os direitos exclusivos do nome ‘TVXQ’ 4 vezes para o Korean License Information Center (Centro de Informação de Licença Coreana). Com uma disputa com alguns membros do TVXQ, essa aplicação para a marca (nome) está pra criar controvérsias. Muitos vão querer saber, SM quer ser o dono do nome ‘TVXQ’ para ‘segurar’ os seus direitos para negócios ou para ‘acorrentar’ o grupo?

No dia antes, SM também aplicou direitos exlusivos para outros 60 nomes como ‘Girls’ Generation’, ‘Soshi’, ‘Sonyuhshidae’, '小女時代’,’Super Junior’, ‘Suju’. A agência aplicou direitos de 64 nomes em um pouco tempo de 2 dias, milhares de calendários, cosméticos, óculos, lentes, movéis, bolsas e camas foram incluídos em subcategorias.

A aplicação para a ‘marca’ é para parar terceirar partes de ganhar dinheiro usando sem permissão os nomes de certos produtos. Também dá a pessoa direitos exclusivos de ser capaz de fazer um nengócio suplementar usando o nome. Por isso, o ato do grupo eles mesmos é usualmente visto por um lado positivo para o grupo. Mas, quando a agência de entretenimento pede pelos direitos completos sem levar em questão a celebridade, pode ser visto como ato de acorrentar a celebridade em apresentações no futuro.

Hwang Sukpil, um advogado especializado em negócios de entretenimento, disse “Aplicar pelos direitos de uma marca é para proteger os direitos da celebridade” e”Mas, tem sempre uma chance dessa aplicação se tornar uma dificuldade de segurar o nome. Pode ser usado para monopolizar a agência da celebridade, então eles não podem fazer nada. A maioria do tempo, as agências ganham direitos exclusivos de celebridades sem as celebridades saberem”

É claro, só porque um aplica pelos direitos, não significa que eles ganham 100% do tempo. Sobre “'Dong Bang Shin Ki”, a aplicação da SM foi rejeitada em 2004. Apesar disso a SM parece estar tentando ter os direitos novamente por causa da disputa entre eles e TVXQ. Nós temos que investigar os motivos atrás da tentativa da agência de ter direitos exclusivos. O que está esperando para ser descoberto?

Aplicações de Agências para marcas

Para uma estrela, o seu nome é como uma marca que os destaca. Isso aplica quando eles usam pseudônimo e quando usam o seu próprio nome. Isso porque o público escuta o nome da celebridade, a imagem e a popularidade da celebridade vem as suas mentes. Isso ocorre na maioria dos grupos idol onde muitos membros formam um time. Por o nome do grupo ser a imagem que representa todos os membros, por isso tem as instâncias das agências aplicarem por direitos exclusivos.

No caso de cantores, a aplicação se aplica as suas músicas e performances. Já que a maior parte do seu income vem de venda de álbum e concertos, essas áreas são óbvias de serem protegidas por lei. Por instância, se Seotaiji aplicar direitos exclusivos do seus álbuns e concertos, eles se protegeram de ter terceirar partes colocando álbuns ou dando concertos sob o nome ‘Seotaiji’.

Muitas aplicações de direitos exclusivos de cantores se aplica a álbums e concertos. Mas, tem instâncias onde o cantor ou a agência aplica para outras áreas. No dia 4, a SM Entertainment preencheu uma aplicação para Girls’ Generation e Super Junior, não sobre seus albuns e concertos, mas bolsas, carteiras, camas, etc. que não tem nada haver com as atividades do cantor.


Os produtos SM estão pedindo exclusivos direitos que inlclui ingressos, calendários, adesivos, etc.

O significado da aplicação da marca

Pode ser dito que aplicação de direitos exclusivos a nomes não é simplesmente proteger os direitos de celebridades de terceirar partes. Pode ser visto como um ato da agência para proteger outros negócios com o nome no futuro. Pode ser visto como um ato para salvar o nome então a agência pode colocar câmerar ou cosméticos que eles iriam vender para os fãs mais tarde.

O advogado Hwang Sungpil disse “Os direitos a uma marca é o direito de expandir os produtos do nome. Por exemplo, se os direitos exclusivos de um título de drama ou filme forem tirados, a pessoa que tiver os direitos poderá ganhar muito dinheiro de produtos relacionados ao título do drama ou do filme.” Por isso, a aplicação da agência pelos direitos pode ser visto como uma preparação para diversificar a imagem mais tarde usando o nome da celebridade.

A maior parte das aplicações dos cantores são feitas pelas agências. Têm tempos onde as agências pede por direitos-conjuntos com os cantores, mas se eles pedirem por direitos exclusivos, eles abriram eles mesmo para mais oportunidades financeiras. A maior parte dessas oportunidades não tem nada haver com habilidades e talentos da celebridade.


거절=rejeitado

Quais são os motivos reais por trás da aplicação da Agência?

É claro que teve muitas instâncias onde aplicações dos direitos dos nomes das celebridades foram rejeitados. De acordo com a cláusula da lei de marca 7.1.6 "Marcas que já incluem parte de nome famoso ou apelido-nome não podem ser dados direitos exclusivos. Mas, as aplicações podem ser aceitas somente se a pessoa que aplicar tiver permissão da pessoa já famosa.”

No caso, 'Dong Bang Shin Ki' pode ser visto como um nome já famoso. Por isso, sem a permissão individual dos membros, vai ser praticamente impossível para SM ter direitos exclusivos do nome. Em fato, SM aplicou os direitos para a versão de caracteres de ‘TVXQ’ (東方神起) em 2004, mas foi rejeitado. Apesar disso, a SM aplicou pelos direitos mais uma vez.

Um representante da agência disse “Quando um tem os direitos do nome, o income que um pode receber do nome é massivo. O motivo deles estarem tentando de novo, apesar de eles terem sido rejeitados, é porque eles sabem disso” e “A tentativa da agência de aumentar o negócio além da música do cantor pode ser visto como uma tentativa da agência de coseguir benefícios suplementares do cantor mesmo depois do contrato ter terminado, pois eles ainda têm direitos do nome do cantor”



Alguns dos nomes que a SM teve sucesso ao receber os direitos exclusivos

"Proteger direitos e abuso de poder, qual é a solução?"

A aplicação dos direitos exclusivos para um nome vai por “****. A primeira pessoa que aplica ganha direitos mesmo que eles não são os que possuem o nome que está sendo aplicado. Se a agência ganha direitos da música do grupo e concertos antes deles terem o debut e se tornar famoso, isso pode causar problemas com relação ao nome do time quando o contrato acabar e a agência se mexer.

Por isso, pode ser dito que a agência tem a mão pra cima nessa situação. Se o grupo quiser continuar a trabalhar sob o nome do grupo, eles não têm escolha a não ser trabalhar para aquela agência que tem os direitos. Em referência de uma situação infeliz, o advogado Hwang Sungpil aconselhou “Para parar disputas sobre direitos no futuro, vai ser inteligente se agências e cantores tiverem direitos-conjuntos dos nomes”.

Além dos caracteres chineses da versão dos nomes dos membros e 'Tong Vfang Xien Qi HERO MAX Xiah U-Know Micky', nenhuma outra forma do nome de TVXQ passou o curso da aplicação. Por isso, se os membros deixarem a SM, eles ainda vão ser capaz de apresentar sob o nome 'Dong Bang Shin Ki'. Isso também aplica aos nomes individuais dos membros.

Mas, se aplicação mandada da SM no dia 5 é aprovada, a estória muda completamente.O advogado Hwang Sungpil disse: "Dependendo de como alguém usa os direitos exclusivos, eles pode ajudar ou ser um obstáculo. Por isso, as celebridades devem ser cuidadosas quando se fala dos seus direitos."

Fonte: [sports seoul + DBSKnights]
Tradução eng: jeeelim5@tohosomnia.net
Tradução pt: Mary@Eternal DBSK
Compartilhado por: tohosomnia.net + Eternal DBSK

Tohoshinki - What's In Web





Credits: WHAT'S In WEB + Toink3@soompi + Eternal DBSK

Oricon

Singles ~ 12.08.2009

-- -- -- 49 43\45 東方神起 「Share The World/ウィーアー!」

Albuns ~ 12.08.2009

-- -- 48 43 45 44↓49 東方神起 「The Secret Code」

credits: Hadji@JPMS + Mary@Eternal DBSK

Nenhum comentário: